Minicursos

Introdução ao Pensamento Filosófico de Adorno

Professor e Pós-doc Giovanni Zanotti

Bibliografia Obrigatória

ADORNO, T. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. (Capítulo 01)

Theodor-W.-Adorno-Dialética-do-Esclarecimento-Zahar-_2014_

ADORNO, T. Para a metacrítica da teoria do conhecimento. São Paulo: Editora Unesp, 2015. (INTRODUÇÃO)

____________________________________________________________________________________________

500 Anos da Reforma Protestante e o Legado na Filosofia Política e no Direito Constitucional: as Origens e a Evolução do Conceito de Leis Fundamentais 

Prof. Dr. Silvio Gabriel Serrano Nunes

O presente mini-curso pretende abordar o surgimento e a evolução do conceito de “Leis Fundamentais”, expressão originada no bico da pena de Théodore de Bèze, ao escrever, no contexto da guerras de religião na França do século XVI, a obra “Du Droit des Magistrats” em 1574, e que terá, ao longo da história do pensamento político clássico de matriz reformada calvinista, uma evolução no sentido de adquirir contornos positivados mais precisos, em autores como: Gentillet, Althusius e Hamilton. O mini-curso objetiva também tratar sobre a recepção no Brasil da tradição do “constitucionalismo calvinista” por Rui Barbosa no Decreto Federal n° 1 de 15 de Novembro de 1889 e em seu papel desempenhado no projeto da Constituição de 24 de Fevereiro de 1891.

Bibliografia Obrigatória

NUNES, Silvio Gabriel Serrano. As origens do constitucionalismo calvinista e o direito de resistência: a legalidade bíblica do profeta em John Knox e o contratualismo secular do jurista em Théodore de Bèze. 2017. 408 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Universidade de São Paulo, São Paulo.

Capítulo 02 e Considerações Finais

Anúncios